Como dormir com ruído
É no verão, com o bom tempo e noites quentes, que se celebram a maior parte de festas em concelhos, freguesias e lugares.
Se é bom e divertido para muitos, os moradores não têm muito voto na matéria e ficam sujeitos a um barulho que lhes impede o seu justo descanso.
Se é um destes moradores, eis alguns conselhos para o ajudar a descansar mesmo em circunstâncias difíceis.
Tente fechar tudo
Feche portas e janelas, mesmo as de interior, para reduzir a entrada de ruído. Isto pode funcionar dependendo da proximidade do barulho e de se consegue aguentar o calor habitual do verão. Se tiver ventoinhas ou ar condicionado, certamente ajudará.
Usar tampões
Os tampões são um recurso muito barato e reduzem muito o ruído. Podem é ser incómodos e nem todo o mundo se habitua a eles. Mas é uma opção a considerar.
Rever a caixilharia
Se mesmo com tudo fechado o ruído é incomodativo, poderá querer rever a qualidade da caixilharia para garantir que isola bem, usar vidros duplos e até instalar janelas duplas, preferencialmente de pressão.
Cortinas e persianas
Umas cortinas pesadas ou persianas podem ajudar a bloquear o ruído.
Mudar para uma sala mais afastada
Durante as celebrações pode optar por dormir numa sala o mais afastada possível do barulho.
Bloquear o ruído com outros sons
Pode parecer estranho, mas uma das maneiras de reduzir o incómodo dos barulhos externos é utilizar o chamado ruído branco, nome dado a um som constante e uniforme que tem como objetivo proporcionar relaxamento e mascarar uma eventual poluição sonora. Existem diversas maneiras de se obter o ruído branco, tais como: equipamentos próprios para essa função, semelhantes a mini caixas de som; aplicativos com sons da natureza, como chuva, ondas do mar e passarinhos; ou até mesmo a utilização de um ventilador, que já conseguirá abafar consideravelmente outros barulhos que atrapalhem o descanso.
Passar umas noites fora de casa
Esta pode não ser uma opção barata, mas é a mais radicalmente funcional. Aproveite para passar uns dias fora de casa, talvez num apartamento, ou casa alugada durante uns dias num sítio tranquilo.