Como jantar para dormir melhor
Todos desejamos ter uma boa noite de sono quando nos deitamos para dormir, mas se jantamos tarde e nos deitamos com a barriga cheia, é certo que vamos ter dificuldade de conciliar o sono.
Se acontecer ocasionalmente, porque cometemos algum abuso, não é grave, mas se é uma situação regular poderemos querer rever o nosso estilo de vida.
Seguem algumas considerações e conselhos para melhorar o seu descanso.
Se mesmo assim continuar com problemas, não deixe de consultar um profissional médico.
Programe a sua noite
Todos somos diferentes e o sistema digestivo muda de pessoa para pessoa, mas normalmente, com a idade, torna-se mais difícil fazer a digestão ou simplesmente demoramos mais tempo a digerir determinados alimentos. Um intervalo de 2 a 3 horas entre o jantar e o deitar-se é aconselhável para se ir para a cama com o estômago mais ligeiro.
Evite o abuso de álcool
Quando saímos ou fazemos um jantar com amigos a tendência é abusar do álcool. Deixando de lado os efeitos nocivos na saúde a longo prazo, de forma imediata o álcool prejudica todo o processo digestivo, aumentando a segregação de ácidos no estômago, podendo até provocar irritações intestinais, o que obviamente contribui para piorar a qualidade do sono. Também tem efeito diurético, coisa que acabará por obrigá-lo a levantar-se da cama durante a noite interrompendo o seu descanso.
Evite alimentos estimulantes
Comidas picantes e com excesso de açúcar aumentam a energia e a atenção do corpo e não facilitam que se relaxe, coisa que precisa para poder dormir. Refrigerantes, café, chá preto e chá verde também são estimulantes e a evitar.
Evite comidas pesadas
Comidas fritas e com gordura, com condimentos, batata, massa ou simplesmente comida a mais tornam o processo digestivo mais lento e sobrecarregam o estômago.
Resumo e recomendações
À noite, tente fazer refeições ligeiras, pelo menos, 2/3 horas antes de se deitar. Alimentos que pode incluir para o ajudar a conciliar o sono são leite, peixe, frango/peru, ovos, vegetais e frutos secos. Podem acompanhar com arroz integral e pão integral.
Com o tempo e a experiência também poderá identificar alimentos e bebidas que não o ajudam a conciliar o sono e aprender a evitá-los.
Relacionado com este tópico, também pode ver os nossos artigos: