O que deve saber antes de escolher um colchão
Como escolher um bom colchão é a eterna pergunta e não é fácil de responder, porque depende de muitos fatores.
Vamos apresentar os principais, não precisa de os decorar todos 😉, mas assim já saberá o que precisa ver em cada colchão e tomar decisões mais informadas.
Com uma boa escolha poderá ter noites de sono confortáveis e reparadoras.
Construção do colchão
Os colchões são construídos por uma série de camadas, cada uma delas com um propósito distinto, sendo que o núcleo do colchão é um dos fatores de peso.
- Molas ensacadas
Oferecem boa ventilação e suporte, e são ideais para quem prefere uma superfície mais firme.
- Espuma de poliuretano
É o tipo de espuma mais convencional e amplamente utilizada em colchões. Disponível em diferentes densidades. É acessível e oferece uma boa relação custo-benefício. Proporciona conforto e suporte adequado. Tende a reter humidade e calor, o que pode ser desconfortável para algumas pessoas. A vida útil é limitada, geralmente não excedendo 5 anos.
- Espuma viscoelástica (ou de memória)
Conhecida como “espuma de memória”, foi desenvolvida pela NASA para melhorar a segurança dos astronautas. É altamente adaptável e reduz os pontos de pressão. Oferece excelente conforto e suporte, aliviando a pressão corporal e proporcionando uma sensação de acolhimento.
- Espuma viscoelástica microperfurada
Como a espuma viscoelástica, mas conta com pequenas perfurações para melhorar a ventilação e regulação térmica.
- Espuma viscoelástica gel
Espuma viscoelástica que inclui partículas de gel que melhoraram a regulação térmica.
- Espuma HR
É uma evolução da espuma de poliuretano tradicional, com uma densidade muito elevada.
Oferece excelente firmeza e grande adaptabilidade ao corpo, retornando rapidamente à forma original após o uso. É ideal para quem procura um colchão durável e com bom suporte.
- Espuma fria
Também conhecida como espuma de alta resiliência, é uma espuma pesada e elástica.
Tem uma elevada capacidade de carga, proporcionando um bom apoio ao corpo e uma longa vida útil. Oferece boa respirabilidade, o que ajuda a manter a temperatura corporal regulada durante o sono. É ideal para pessoas que preferem uma superfície mais fresca.
- Látex
É muito elástico e oferece um suporte firme e flexível, distribuindo uniformemente a pressão do corpo e aliviando pontos de pressão. É naturalmente respirável, o que ajuda a manter a temperatura corporal regulada durante o sono, sendo a escolha perfeita para pessoas que tendem a sentir calor durante a noite. Ideal para quem sofre de alergias porque é hipoalergénico. O látex é resistente a ácaros e bactérias. Pode ter uma durabilidade de 10 a 15 anos sem perder a forma ou o suporte.
- Híbridos
Combinam camadas de espuma e molas, oferecendo uma mistura de suporte e conforto.
Firmeza
A firmeza ideal depende da posição de sono, do peso e das preferências pessoais. Quem dorme de barriga para cima pode preferir um colchão mais firme, enquanto quem dorme de lado pode precisar de um colchão mais macio para aliviar a pressão nos ombros e ancas.
Suporte e Alinhamento da Coluna
Um bom colchão deve suportar a coluna vertebral, mantendo-a alinhada durante o sono.
Regulação Térmica
Alguns materiais, como a espuma de memória infundida com gel ou o látex, ajudam a dissipar o calor, mantendo-o mais fresco durante a noite. Os colchões de molas também são mais arejados. Os colchões de espuma mantêm o calor, mas se é uma pessoa sensível ao frio, estes poderão ser uma boa escolha.
Garantia
A garantia do fabricante e do vendedor indicam o índice de confiança na durabilidade do produto oferecido. É importante não confundir uma garantia comercial com a idoneidade do colchão. Este pode ser muito bom, mas se não é adequado para si, não lhe adiantará de muito.
Tamanho
Certifique-se de que o colchão se ajusta bem às dimensões da sua cama. Será boa ideia tirar as medidas da cama antes de se escolher o seu colchão. Também convém considerar as suas preferências pessoais e ver se oferece espaço suficiente para se mover confortavelmente durante o sono.
Testes e Avaliações
Se possível, teste o colchão antes de comprá-lo. Normalmente são oferecidos períodos de teste para garantir que o colchão é confortável para si.
Orçamento
O dinheiro não é tudo, mas é importante. Determine o seu orçamento, mas lembre-se de que investir num colchão de qualidade pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono. Nunca melhor dito: está a fazer a sua própria cama!
Estes são os fatores objetivos que definem um colchão. Não há um critério único na escolha do melhor colchão, porque, como viu, alguns fatores dependem da sua constituição física, se tem alguma preferência ou limitação, se é um colchão individual ou de casal (e então deverá ter em conta as preferências dos dois), etc.
Agora que já domina as questões técnicas, já poderá ter conversas mais satisfatórias com os nossos especialistas e escolher o colchão dos seus sonhos 😴.