Porque as narinas fecham durante o sono?
Provavelmente já experimentou dificuldade de respirar ao dormir porque uma ou ambas as narinas parecem estar fechadas/tapadas.
As narinas não fecham completamente durante o sono, mas é comum que o fluxo de ar diminua ou que uma das narinas fique mais obstruída que a outra.
Uma das causas é o ciclo nasal, comum ao ser humano e aos animais, no qual uma narina fica mais congestionada enquanto a outra fica mais desobstruída, alternando a cada poucas horas. O tecido que recobre o interior das fossas nasais recebe um rego sanguíneo que, ao acumular, provoca um aumento do mesmo e consequentemente fecha e obstrui a passagem do ar. Este processo é controlado pelo sistema nervoso autónomo e ajuda a filtrar, humedecer e aquecer o ar que respiramos de forma mais eficiente.
O ciclo nasal também contribui para uma maior capacidade olfativa. As moléculas que trazem os “cheiros” podem degradar-se com maior ou menor velocidade ou podem demorar mais ou menos tempo a ser registadas. Assim, uma narina por onde o ar passa mais rápido permite apanhar as moléculas que se degradam mais rápido, enquanto uma narina onde o ar circula mais devagar dá mais tempo para apanhas as moléculas mais “difíceis”.
A posição de dormir também contribui para este fenómeno. Quando nos deitamos de lado, o tecido da narina que fica para baixo tem tendência a acumular mais sangue por gravidade, o que contribui para a obstrução da passagem do ar.
A dificuldade em respirar pode também derivar do relaxamento muscular dos músculos da garganta e do nariz, coisa que reduz a entrada de ar e que podemos confundir com as narinas a fechar.
Alergias, resfriados, rinite e outras condições similares podem agravar a situação com uma inflamação permanente da mucosa nasal.
O desvio do septo nasal ou hipertrofia dos cornetos pode ser um forte fator na obstrução da passagem do ar. Nestes casos, é recomendável procurar ajuda médica.
Todos estes sintomas podem ser aliviados com um humidificador do ar e com a colocação da cabeça numa posição mais elevada devendo, para isso, optar por uma almofada mais rígida.
A almofada certa é absolutamente essencial para uma boa noite de sono, por isso, passe pela nossa loja e fale com os nossos especialistas!